NovidadeRealidade Virtual

Tecnologia | Realidade Mista e Medicina

By December 19, 2017 No Comments

Tecnologia de realidade mista
a favor da medicina

 

Das principais previsões do mercado de tecnologia para 2017 a realidade virtual foi certamente o grande acerto. O uso dos óculos VR foi difundido em diversos segmentos com suas diversas finalidades e assim, desde entretenimento em games a espaços específicos de cinema ao uso em feiras e cirurgias reais a tecnologia definitivamente ganhou seu espaço. E mais do que ganhar espaço, suas inúmeras possibilidades se uniram a outro grande sucesso tecnológico – a realidade aumentada (AR) – e fez surgir a tecnologia de realidade mista (MR).
O maior exemplo atual de tecnologia de realidade mista no Brasil é o óculos Hololens, da Microsoft – que explicamos melhor do que se trata no post ‘Hololens: A junção da realidade virtual com a realidade aumentada’ -, ainda disponível apenas para desenvolvedores.
E não há nada mais revolucionário na tecnologia de realidade mista do que suas possibilidades no campo da medicina. Afinal, obter imagens claras e precisas é tarefa de extrema importância e significado em exames médicos, um desafio enfrentado desde sempre em aparelhos restritos a imagens de duas dimensões. Nesse sentido promete ser igualmente revolucionária a apresentação das empresas Exelus e Holoforge na CES 2018 – falamos também sobre os destaques da CES 2017 no post ‘CES 2017: Os destaques da 50ª edição do evento’ – com o uso da plataforma móvel Nomadeec que se trata, em suma, de um sistema de monitoramento de sinais vitais.
Com uso da aplicação Nomadeec e o óculos de realidade mista Hololens o intuito é tornar a comunicação sobre o estado físico do paciente imediata, em tempo real, o que seria útil não apenas nas tomadas de decisões médicas como para atendimentos de emergência a distância ou teleconferências. O Nomadeec é personalizável de acordo com as necessidades do usuário e compatível com muitos dispositivos de diagnóstico já existentes. Ele pode ainda ser conectado a diversos dispositivos ao mesmo tempo, até mesmo com conexão bluetooth, nas plataformas Android, Apple e Windows.
A CES 2018 acontece entre os dias 9 a 12 de janeiro de 2018, em Las Vegas, mas desde já chama atenção para mais uma previsão inevitável: a realidade virtual (e aumentada, e mista) é mais real do que nunca.