Novidade

Tecnologia | Drone Esférico

By July 6, 2017 No Comments

Drone Esférico

Imagens reproduzidas em pleno vôo

 

A NTT DoCoMo – nada menos que a principal empresa de telefonia do Japão – acaba de desenvolver o primeiro drone esférico do mundo. Capaz de reproduzir vídeos 360º em pleno vôo, o projeto chega como promessa de revolução no mercado de imagens para o setor de eventos e espetáculos em geral.
A captura de imagens em 360º através de drones já existe e é realizada há alguns anos, mas pela primeira vez os vídeos podem também ser transmitidos nesse formato nas alturas.
O drone esférico possui 5 hélices instaladas no centro de uma esfera de 88 centímetros de diâmetro. A estrutura do drone é constituída por varas curtas de LED que giram rapidamente sobre um eixo horizontal formando imagens e o efeito esférico.
O projeto do drone esférico é uma realização pessoal do pesquisador Wataru Yamada que há dois anos vem trabalhando nisso em parceria com a NTT DoCoMo.  Estima-se que até 2019 o drone esférico seja uma realidade no mercado e possa ser comercializado tanto para fins de entreterimento em eventos esportivos, corporativos e/ou shows como até mesmo como instrumento de auxílio a comunidades em situação de emergência em catástrofes.”Estamos trabalhando para que possa ser empregado mais para a frente na orientação de pessoas em casos de emergência”, conta seu criador, Wataru Yamada.
Yamada afirma ainda que “Sempre quis desenvolver uma tecnologia capaz de colocar imagens no ar, mas não como as que as pessoas veem através de dispositivos móveis ou vestíveis, queria um que fizesse diretamente”.
Com a chegada do drone esférico a tecnologia de imagens ultrapassa a barreira do espaço, pois ainda que presa a determinado suporte possibilita diversas formas de se “visualizar”, tanto pelo formato da tela quanto por sua livre movimentação no ar.
A seguir, um vídeo desenvolvido pela agência internacional de notícias AFP com imagens do drone esférico  de Yamada em ação.

Leave a Reply