Comunicação corporativa na era dos vídeos 360º

 

Mais do que vídeos – que apesar de suas inúmeras possibilidades possuem um conteúdo linear e restrito ao ponto de vista da câmera que os registra – os vídeos 360º giram em torno de si, permitem interação e uma observação não linear e completa (e complexa) de todo conteúdo gravado. Mais do que vídeos, a realidade virtual – consequência da imersão estabelecida em vídeos 360º, especialmente quando observados através de óculos especiais para isso (os óculos VR) – é uma experiência. Uma nova forma de se produzir e uma nova forma de interagir com a informação.
image_realidade2
A tecnologia antes presente apenas na ficção, hoje se tornou possível em ações de entretenimento que tem sido cada dia mais incorporadas nos meios da comunicação de forma geral, assim abrindo um leque enorme de possibilidades de uso de vídeos 360º: para conteúdos de educação (presencial ou a distância), simulações e treinamentos em empresas, reportagens televisivas ou na internet, teleconferências, demonstração de ambientes e/ou situações reais (para todo tipo de projeto ou treinamento corporativo ou institucional), na produção de conteúdo adulto e até para tratamentos médicos e psicológicos (como fobias de altura, avião, animais e etc).
No último ano o surgimento de novos equipamentos para esse tipo de uso tem crescido consideravelmente e por isso existe já uma grande variedade de marcas e modelos de câmeras de captação de vídeos 360º. Profissionalmente é utilizado um moderno equipamento que acopla seis câmeras que filmam simultaneamente uma mesma cena e, posteriormente a edição desse material em software específico, o resultado é um vídeo do qual o espectador parece fazer parte a medida que consegue não só observar o ponto de vista de uma câmera direcionada, como todos os lados de uma mesma cena (para cima, para baixo, para trás, direita e esquerda).
Que tal conhecer a tecnologia na prática com o vídeo a seguir? Quando assistido em smartphones ou tablets basta movimentar o aparelho para que se possa observar os diversos ângulos de uma mesma cena; em computadores esse movimento é possível com o clicar e arrastar da cena com o mouse; com uso de óculos de realidade virtual basta se movimentar literalmente e livremente dentro do ambiente gravado.
A RSTcom produz e edita conteúdos e vídeos 360º, bem como conteúdos interativos para realidade virtual. A oportunidade de trazer sua empresa e/ou produto para um nível ainda maior de experiência, otimizando processos e a relação que funcionários e consumidores estabelecem com a marca.

Leave a Reply