Você sabe o que é projeção multitela?

 

Uma tecnologia absolutamente moderna e até já vista por muitas pessoas (ainda que sem identificar exatamente do que se trata) em diversas ocasiões e formas, o que chamamos de Projeção Multitela pode ter alguns outros nomes – como multi screen, multi formato -, além de ser uma tecnologia que pertence ainda a um nicho de profissionais da área, pouco visualizada pelo público em geral.
Quando vamos a um show, por exemplo, e observamos projeções no palco (no fundo ou laterais) que formam uma única imagem formada por diversas telas menores, ou quando o show/performance/evento ocorre em um ambiente muito grande e então uma única tela replica o mesmo conteúdo de vídeo em diversos pontos da tela a fim de que todos os espectadores possam ver de perto seu conteúdo, cada um direcionando o olhar a tela mais próxima a si. Em ambos os casos estamos falando de um tipo de projeção multitela.
image_multitela
Trata-se de um sistema que, com um ou mais projetores e uma ou mais telas para projeção, exibe vídeos ou quaisquer conteúdos audiovisuais ao mesmo tempo. Este conteúdo apresentado simultaneamente pode ser um vídeo pré gravado, um gráfico (interativo ou não) ou ainda uma imagem capturada ao vivo (como uma projeção maior do apresentador que fala no palco de um evento). Podem ser exibidos, portanto, dois ou mais vídeos numa única tela plana ou curvada, um vídeo em cada tela de um grupo de telas dispostas lado a lado, ou ainda um único vídeo formado por inúmeras telas dispostas lado a lado. Logo, o termo “multitela”se refere tanto ao número de cenas exibidas e/ou repetidas em uma única tela quanto as diversas telas utilizadas em uma mesma projeção.
Um dos principais recursos desse tipo de projeção é o denominado PIP (Picture in Picture), que se popularizado em TVs, quando o telespectador abre duas ou mais janelas na tela e assim assiste a programas, noticiários ou quaisquer tipos de conteúdo ao mesmo tempo – hoje em dia já possibilitando, inclusive, sua integração com monitores de computador, ajustes de som e de imagem. Nos eventos realizados pela RSTcom isso acontece quando diferentes projetores abrem mais de uma tela sobre uma mesma imagem de fundo, possibilitando a exibição de vídeos pré gravados, gráficos ou imagens captadas ao vivo, tudo ao mesmo tempo ou na quantidade e forma que desejar.
O equipamento utilizado neste tipo de ação é bastante moderno e específico, processando as imagens antes de enviá-las ao projetor. É possível também projetar desde telas widescreen a telas em formatos mais extensos e variados (projeção super widescreen), com dois ou mais projetores.
Especialista em projeção nos diversos formatos multitela, a RSTcom certamente tem uma solução adequada para a necessidade da sua empresa e produto.

Leave a Reply