Natação 360º:
perder o medo da água sem se molhar

 

Nadar é mais que atravessar uma porção de água, praticar atividade física ou se tornar um atleta da modalidade, saber nadar é uma questão de sobrevivência. E é a partir desse pensamento que a empresa sueca de energia E.ON, a Federação Sueca Natação e M & C Saatchi Estocolmo desenvolveram o projeto de natação 360º “Simma med Stjärnorna” (Nadar com as estrelas).
Em mais uma das promissoras aplicações da realidade virtual no cotidiano o projeto visa através de conteúdo exposto em óculos VR, minimizar o medo de água em crianças. Mesmo quando vivem em regiões litorâneas ou cercadas por água foi constato que é esse – o medo da água – o principal motivo para que uma em cada cinco crianças não aprenda a nadar.
Ao colocar os óculos VR as crianças vêem três simpáticos atletas suecos de natação que aos poucos trazem a criança pra dentro d’água, no ambiente virtual. Durante a experiência de natação 360º as crianças relatam realmente se sentir dentro da água, e o que é melhor, se sentirem bem lá. Após a experiência eles são convidados a repetir a atividade numa piscina real e o que se nota é uma confiança maior de que aquela será uma experiência positiva, o que facilita o aprendizado.
No fim do vídeo há um convite para acessar o site da E.ON e encomendar óculos de realidade virtual gratuitos além de identificar onde está a piscina mais próxima a quem encomenda. A intenção é realmente disseminar a ideia, ajudar que crianças percam o medo da água e assim, aprendendo a nadar, estejam sempre preparadas para o dia a dia.

Leave a Reply