Spectacles:
O óculos que amplia o sentido da visão

 

Há anos o sociólogo Marshall Mcluhan já dizia que “a tecnologia é uma extensão do corpo humano”. Mais atual do que nunca vemos o surgimento de inúmeras tecnologias que potencializam sentidos – desde fones de ouvido e smartphones aos completos e complexos óculos de realidade virtual. O mais recente lançamento deles é o Spectacles, o óculos de sol que amplia o sentido da visão a medida que a registra, gravando vídeos.

 

O gadget lançado pela rede social Snapchat – que também mudou de nome e passa a se chamar “Snap” – permite que o usuário do Spectacles filme vídeos através do óculos num ângulo de visão de 115º, reproduzindo imagens exatamente como foram vistas pelos próprios olhos. Os vídeos gravados podem durar no máximo 10 segundos (tais como os vídeos gravados no Snap) que podem ser estendidos para até 30 segundos. Quando lincamos aos aparelhos (Android ou iPhone) que possuam o aplicativo instalado, o Spectacles envia os vídeos gravados por ele para o Snap através de Wifi ou Bluetooth.
Os óculos que podem vir nas cores preta, vermelha ou azul esverdeado possuem design moderno e exclusivo com duas mini câmeras no topo de suas laterais. Ao pressionar um botão do lado esquerdo do óculos, luzes das câmeras se ascendem para indicar o início da gravação. A desenvolvedora do dispositivo garante que a bateria do Spectacles garante 24h de duração da carga que pode ser recarregada quando guardada em sua própria caixa – sim, a caixa que armazena o óculos poderá recarregá-lo até quatro vezes.
O Spectacles que promete estar disponível para compra nos Estados Unidos até o fim de 2016 ainda não possui previsão de lançamento em outros países mas garante que o lançamento acontecerá com unidades limitadas e custo de US$130,00.

Leave a Reply