10 recursos de tecnologia em eventos

 

O mercado de eventos está em constante transformação e já aponta fortes tendências de crescimento para 2017 – algumas das principais delas podem ser conferidas no nosso texto Tendências em eventos corporativos para 2017 – e exatamente por isso alguns dos últimos lançamentos do mercado tecnológico tem sido também incorporadas em feiras, convenções e eventos corporativos de forma geral.
A International Data Corporation (IDC) – especialista em inteligência de mercado e consultoria nas indústrias de tecnologia da informação, telecomunicações e mercados de consumo em massa de tecnologia – afirma que devem ser investidos nos últimos anos cerca de 140 bilhões de dólares em produtos e serviços dessa nova era de transformação digital, e isso apenas na América Latina.
Confira algumas das principais tendências em termo de tecnologia em eventos e exemplos de aplicação de algumas delas em trabalhos realizados pela RSTcom.

 

Drones
São aquelas máquinas voadoras que cada vez com mais frequência vemos transitar por aí transportando mini câmeras que por sua vez podem capturar imagens em alta resolução e com movimentação que as tornam mais dinâmicas e impactantes. As imagens de drone tem o poder de demonstrar a grandiosidade de espaços e eventos – quando registradas a longa distância – como de aproximar o espectador da cena – quando registrada próxima ou entre pessoas em determinado local.
QR Code e RFID
O QR Code – Quick Response Code ou código de resposta rápida – e o RFID – identificação por radiofrequência – são tecnologias diferentes mas geralmente usadas de forma parecida em eventos corporativos. Embora possam ser usados de inúmeras maneiras nesse tipo de evento são geralmente utilizados para identificação de participantes (quando inseridos nos crachás dos mesmos) ou transmissão de informações adicionais (através de aplicativos leitores de QR Code ou leitores dos chips RFID disponíveis no evento).
A RSTcom utiliza o sistema de RFID para realizar identificação de participantes na entrada de eventos e assim realizar saudações personalizadas na tela do local.
Vídeo Mapping
É basicamente o mapeamento digital de uma área em que o vídeo será projetado, e que pode ser feita em qualquer superfície gerando diferentes resultados. É possível entender um pouco mais sobre esse recurso através do texto Os efeitos do Vídeo Mapping na comunicação, mas esse certamente é um sucesso em termos de destaque na exibição e impacto ao público.
Multitela
Apesar do termo “multitela” ser pouco conhecido a tecnologia é famosa e constantemente aplicada em grandes eventos. São desde gigantescas telas a mosaicos de diversas telas que podem exibir diversos vídeos, replicar um mesmo vídeo, transmitir ao vivo o que acontece no palco ou mesmo projetar gráficos interativos. No texto Você sabe o que é projeção multitela? explicamos exatamente como funciona e quais as possibilidades dessa tecnologia em eventos.
Realidade Virtual
A mais falada tecnologia dos últimos tempos, a realidade virtual já é chamada de A última mídia por alguns especialistas no assunto. Isso porque é a tecnologia que mais se aproxima das experiências reais da vida. Através de óculos de realidade virtual é possível imergir em ambientes realistas que podem ser desde representações de lugares ou situações reais como jogos virtuais interativos.
Realidade Aumentada
Chamamos de realidade aumentada as imagens e gráficos que surgem geralmente sobre imagens reais, em tempo real. O mais recente exemplo de realidade aumentada é o famoso game Pokémon Go – ver mais no texto A realidade aumentada no sucesso de Pokémon Go – em que através da câmera do celular é possível ver e capturar criaturas virtuais do jogo em ambientes reais, ao vivo. Esse tipo de recurso pode ser aplicado de diversas maneiras em eventos corporativos, a fim de ampliar informações de determinados produtos ou objetos quando se aproxima deles.
Vídeos 360º
Recurso já bastante incorporado nas redes sociais, em fotos ou vídeos, o 360º foi e ainda é a melhor maneira de olhar tudo ao redor no instante em que acontecem. As imagens neste caso não podem ser alteradas e não há possibilidade de interação além da movimentação/observação ao redor da cena, mas é um recurso bastante interessante e acessível que certamente pode proporcionar experiências diferentes a visitantes de um evento. A RSTcom desenvolveu projetos interessantes na área, dois exemplos são os conteúdos de realidade virtual para Goodyear e Ticket.
Totens digitais
Totens são cada recursos presentes com mais frequência em eventos, sejam eles para transmissão de informações como agenda ou localização de espaços através da tecnologia de digital signage como para carregamento de aparelhos móveis (smartphones, tablets) que podem ser úteis para interação e compartilhamento de conteúdos do próprio evento.
Tablets
Um recurso prático, moderno e sustentável de transmitir informações durante um evento são os tablets. Desde cardápios a agenda de programação ou alterações na mesma e conteúdo de palestras, esses aparelhos que podem ser alugados para uso apenas durante o evento e certamente tornam todo processo de troca e registro de informações mais ágil e interessante.
 
Transmissão Streaming
Mais popularmente conhecida como “transmissão online ao vivo”, o streaming é uma tecnologia capaz de transmitir instantaneamente dados de áudio e vídeo através da rede de internet. Os dados são repassados ao espectador no mesmo momento em que é recebido e, dessa maneira, transmissões televisivas, por exemplo, antes limitadas ao aparelho de TV hoje são também possíveis com uso de computadores com conexão de internet.
 

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