DOMO

A tecnologia de projeção em telas esféricas

 

Domo é o nome dado a parte esférica superior dos edifícios, ou seja, um tipo de estrutura bastante conhecido e presente na arquitetura das cidades. Em eventos especificamente é o nome dado a determinadas cúpulas de projeção, que são ambientes de imersão criado para transmitir conteúdos diversos em 360º.
O domo surgiu para projeções em planetários de todo mundo e logo passou a ser também utilizado em performances especiais, por VJs e afins. Com o passar do tempo a tecnologia foi aos poucos incorporada em outros tipos de eventos, assim como os corporativos. Ainda que sejam aplicações e linguagens diferentes para cada tipo de evento, a maneira de se pensar esse tipo de conteúdo é bem semelhante em quaisquer que sejam as áreas de interesse.
Em relação a isso um dos mais famosos VJs brasileiros, Spetto, disse – durante entrevista na apresentação do projeto “Arte Palavra Alimento” no Instituto Biológico (IB-APTA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo – que “A escolha pela realização das performances em domos é para promover a imersão do visitante no assunto. Numa tela fulldome, o espectador está literalmente dentro da projeção. Então tudo muda; o jeito de pensar o roteiro, a ação e a técnica de produção. O timing também é outro, pois uma informação que cruza o domo deve respeitar o tempo de observação, não dá para fazer tudo tão rápido, pois não há tempo hábil para acompanhar a informação trafegando no espaço. Temos que respeitar o espaço. É uma evolução na comunicação, nesse caso, utilizada como forma de ensino. Respeitamos a forma para expressar melhor o conteúdo”.

A projeção é mapeada em 360º através de um software específico para desenvolvimento desse tipo projeção, onde o conteúdo do vídeo é ajustado e a distorção do formato esférico do domo é corrigido possibilitando a exibição de quaisquer tipos de conteúdos em um ambiente totalmente imersivo que “abraça” o espectador num espetáculo de sons e imagens por todos os lados.
A tecnologia embora tenha adquirido fama nos últimos anos já existe há um bom tempo no Brasil e em todo mundo. Para os curiosos que puderem e desejarem conhecer e entender um pouco mais desse tipo de tecnologia, acontecerá – entre os dias 17 e 20 de maio de 2017 – o 11º Fulldome Festival, um festival de filmes e projeções diversas em domo, na cidade de Jena na Alemanha.

Leave a Reply